Itapevi

NOTA DE SOLIDARIEDADE À VEREADORA FERNANDA CURTI (PT/GUARULHOS)

“As deputadas e deputados da bancada do PT da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo manifestam apoio e solidariedade irrestrita à companheira e vereadora Fernanda Curti, vitima …

ícone relógio02/09/2025 às 21:20:44- atualizado em  
NOTA DE SOLIDARIEDADE À VEREADORA FERNANDA CURTI (PT/GUARULHOS)

“As deputadas e deputados da bancada do PT da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo manifestam apoio e solidariedade irrestrita à companheira e vereadora Fernanda Curti, vitima de abuso de autoridade do comando da Polícia Militar de São Paulo.
Em março deste, em atuação legítima como cidadã e representante parlamentar de Guarulhos, Fernanda buscava evitar uma reintegração de posse que deixaria centenas de famílias desabrigadas, ao mesmo tempo em que atuava para a reversão da decisão judicial.
Não houve então nenhum atrito com as forças da PM, apenas uma tentativa de ponderar junto às autoridades uma abordagem mais cuidadosa para com a população vulnerável.
Graças a atuação e intervenção da vereadora Fernanda, a Justiça suspendeu a reintegração e retirada das famílias.
Dias depois a Polícia Militar do Estado, como instituição, solicitou investigação da vereadora por “crime de resistência” sem apontar elemento fático algum, num claro gesto de ameaça e constrangimento ao exercício do mandato e da cidadania. Nos últimos tempos vereadoras e deputadas do Partido dos Trabalhadores vêm sendo vítimas de arbitrariedades e violências desta natureza em todo o país, expressão da crescente misoginia incentivada pela extrema direita e que contamina parte das instituições do estado.
Recentemente o Ministério Público do Estado pediu o arquivamento do caso por não ver indício algum de crime.
A Bancada do PT tomará todas as medidas cabíveis para a defesa de Fernanda e de suas prerrogativas como parlamentar de modo a inibir novas iniciativas autoritárias por parte das corporações policiais do estado.”

*Donato, deputado estadual*
*Lider da Bancada*

Compartilhe: